Séculos de História
Encostada à raia, Trancoso, teve por muito tempo o destino ligado à sua posição geográfica. Isso explica a robusta muralha que faz um anel á velha urbe e explica o castelo, situado á cota mais elevada da povoação.
Podemos começar a visita exatamente por aí, pelo castelo. Ultrapassada a porta da entrada, abre-se um grande terreiro irregular, a extensa praça de armas, delimitada por muralhas e torres ameadas. Este vazio favorece a Torre de Menagem, que não tem concorrênçia de outros elementos. De obscura e quase insondável origem, beneficia além disso da invulgar configuração de pirâmide truncada. Subir ao topo amplia as vistas, que dali já são largas. O visitante que tiver a sorte de um dia limpo, de sol, levará o olhar até longe. Maria mil-Homens
Realmente nós temos uma historia maravilhosa, locais lindíssimos, não tenhamos sido nós os grandes descobridores.
ResponderEliminarA Prof.
Trancoso que já visitei duas ou três vezes, é uma vila medieval beirã com uma história riquíssima e com um vasto património arquitetónico e cultural. Para além dos seus monumentos como o castelo, as muralhas e as suas portas, paços e igrejas lindíssimas, é terra de ilustres figuras: políticos, cientistas e outros como o sapateiro-profeta Bandarra e o padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, que no séc. XV, segundo a lenda terá gerado 299 filhos em 53 mulheres.
ResponderEliminarÉ uma terra que vale a pena ser visitada.
E não esquecer a Feira do Fumeiro, que se realiza agora nos dias 24,25,26 de fevereiro e ainda a 3 e 4 de março.
EliminarÉ sem dúvida uma terra a visitar...