quinta-feira, 12 de maio de 2011

AR PURO

   Não receem nunca o AR. Quanto mais fresco,mais salubre ele é. Respirar um ar fresco não é motivo de doença, como erradamente temos ouvido afirmar. Se nos constipamos, quando, saindo dum lugar quente, entramos num lugar frio, é porque estamos mal agasalhados.
   Os nossos pais viviam menos dentro de casa do que nós (felizmente os meus ainda são vivos e vivem numa linda zona no Alto Alentejo). Preferiam o ar livre ao ar das casas, o ar dos campos ao ar das cidades. Por isso, viviam (e vivem) mais tempo e com melhor saúde do que nós.
   Nunca se deve perder ocasião de respirar o AR PURO dos campos ou dos jardins!
   Em qualquer lugar onde haja árvores, o ar é sempre mais puro!
   Devemos preferir sempre o ar livre, porque procedendo assim, seremos mais vigorosos e teremos mais saúde.




Aluna nº. 1477

5 comentários:

  1. Muito bem seleccionado.A respiração é a essência da vida.
    No IOGA, a respiração está intimamente associada ao "PRANA", uma palavra do sânscrito que significa "impulso vital". Respiração é a vida.É um tema muito importante, se ainda poder vou escrever mais um pouco sobre assunto.

    "Por que ficas na prisão se
    a porta esta aberta de par
    em par?"
    RUMI

    ResponderEliminar
  2. Pranayama e Bandhas
    No ioga, a respiração está intimamente associada ao prana, uma palavra do sânscrito que significa "impulso primordial". O prana é a força vital primordial que rege todas as nossas funções mentais e físicas. É a energia vital que impele as moléculas inertes para a autocura, evoluindo assim em seres biológicos.
    Aprender a regular o prana para acalmar, equilibrar purificar e revigorar a mente é uma técnica fundamental do ioga. A respiração envolve muitas esferas da vida - o ambiente que nos rodeia, o aparelho respiratório, o sistema nervoso, a mente e todas as células do nosso corpo.
    Uma respiração controlada melhora o bem-estar físico, emocional e espiritual. É a chave para uma vida saudável e vigorosa.
    Para a maioria das pessoas, a respiração é a única função do sistema nervoso autónomo que é possível controlar.
    Todos os seres humanos têm capacidade para controlar temporariamente a respiração, acelerado-a, abrandando-a ou sustendo-a. A alteração consciente do processo normalmente automático de respirar tem efeitos profundos sobre o corpo e a mente e dá oportunidade de influenciar outras funções autónomas.
    Através da prática dos exercícios respiratórios do ioga, designados por pranayama, aprendemos a utilizar a respiração para influenciar outros estados físicos e mentais. Há várias técnicas de relaxamento e robustecimento do corpo e da mente no ioga. São fáceis de aprender e têm efeitos rápidos e profundos.

    Exercícios Respiratórios Pranayama
    Ingerir, absorver, libertar e eliminar - são estes os componentes essenciais de uma vida saudável e de uma respiração natural e equilibrada. Quando estas funções básicas estão a processar-se correctamente, conseguimos absorver aquilo de que necessitamos e eliminar aquilo de que não precisamos, dando origem a um processo vital de nutrição e desintoxicação.
    Os exercícios respiratórios pranayama são ferramentas que nos ajudam a canalizar a nossa força vital por forma a atingir níveis mais elevados de bem-estar físico e emocional.

    Fonte: "As sete leis espirituais do ioga" - Deepak Chopra e David Simon

    ResponderEliminar
  3. Tem razão colega! Ar puro sempre! Muita caminhada, muita contemplação da natureza. Basta ir à janela do meu quarto para desfrutar do nosso magnífico rio Tejo. Que bem que sabe!

    ResponderEliminar
  4. Ar puro...é sempre saúdavel.Nós aqui na cidade não temos tão bom como aqueles que vivem fora destes grandes meios, pois não sentem tanta polição, respiram mais saúde que nós aqui. Mas também temos grandes parques que possamos dar bons passeios, aonde se respira ar bom.

    ResponderEliminar
  5. Ar puuuuuro quanto mais melhor,eu não me posso queixar em Fernão Ferro ainda vou gosando bastante.

    ResponderEliminar