A Julieta nasceu na vila do SABUGAL, em casa,
e aí viveu até aos cinco anos de idade.
Em 2005 a vila foi nomeada cidade, o mesmo
acontecendo a outras vilas de Portugal!
Nos termos da lei, (Edital publicado no Diário da República
nº190, III Série, a 3 de Outubro de 2005)
Torna-se pública a ordenação heráldica do brasão,
bandeira e selo branco do Município do Sabugal,
após a elevação a cidade, tendo em conta o parecer
da Comissão Heráldica de Arqueólogos Portugueses,
sob proposta efectuada em 29 de Abril 2005.
- SABUGAL
- Terra de sabugueiros
- Rio Côa
- Castelo de Cinco Quinas
Brasão: Escudo de vermelho, castelo de prata
entre dois sabugueiros de verde, floridos de prata;
campanha diminuta de prata e azul de três tiras ondadas.
![]() |
bandeira |
![]() |
selo branco |
De passagem conheço o Sabugal. Fica na margem dtª do Rio Coa e dista 32 Km. da Guarda. Tem rica batata, cereais e mel, pecúaria e indústria de lacticínios e exploração de águas minerais. Gosto disto!!!
ResponderEliminarJuntar então à boa batata, as delícias alimentares da região do Sabugal_
ResponderEliminarCabrito assado na brasa, truta, javali, coelho bravo, arroz de lebre, arroz doce, farófias, … e, pelos caminhos, amoras, castanhas, nozes, marmelos, cerejas brancas e vermelhas, figos, framboesas, groselhas, maçãs bravo esmolfe, ameixas rainhas cláudia, dióspiros de roer, …
Sabugal é um concelho da Guarda, situado na Beira Interior Norte.
ResponderEliminarO Distrito da Guarda é, talvez, a zona do país onde existem mais castelos.
Sabugal tem o seu Castelo das Cinco Quinas. Reza a tradição, que foi no largo deste castelo que se deu o milagre das rosas, entre a Rainha Santa Isabel e o Rei D. Dinis.
Além do Castelo do Sabugal, no mesmo concelho, ainda podemos admirar o Castelo de Sortelha,o de Alfaites, Vila do Touro e ainda o de Vila Maior.
Sabugal oferece-nos muitas propostas de Turismo:- Como caminhadas pelas serranias, onde encontramos vários cursos de água convidativos à pesca da truta. Passeios de bicicleta, montar a cavalo, enfim... são propostas saudáveis!
A Julieta veio lembrar-nos a boa gastronomia da região. Por mim, adoro as amoras, as framboesas, os figos, as castanhas, as rainhas cláudias....
Sabugal merece uma visita!
O nosso Portugal tem recantos lindissimos...Pena é que andemos todos entorpecidos, de crise em crise, pendentes e dependentes de tudo e não tenhamos ânimo para o conhecer melhor, e até retirar mais proveito do que esta terra nos poderia dar!
ResponderEliminarSabugal é uma terra cheia de encanto onde fiquei alojada várias noites e dias, durante as visitas que fiz às aldeias históricas das redondezas e a alguns monumentos deste distrito.
ResponderEliminarFui muito bem acolhida na estalagem de Santa Isabel e pude aí apreciar algumas das muitas delícias gastronómicas que abundam nesta região.
Uma viagem inesquecível pelas boas recordações que me deixou.