A calçada portuguesa ou mosaico português, é um tipo de revestimento de piso utilizado em Portugal e países lusófonos.
A calçada portuguesa é feita de pedras de calcário e granito formando padrões decorativos.
As cores mais tradicionais são o branco e o preto, mas podemos encontrar também o castanho e o vermelho.
No Brasil é possível encontrar as cores verde e azul.
Os mestres calceteiros são as pessoas que se dedicam a este trabalho.
A Câmara Municipal de Lisboa criou em 1986, uma escola de calceteiros situada na Quinta do Conde dos Arcos, que tive a oportunidade de visitar a convite de alguns alunos.
Existe um monumento de homenagem ao calceteiro, situado em Lisboa, diante da igreja de São Nicolau, na Rua da Vitória.
A calçada portuguesa foi empregada pela primeira vez, em Portugal, em 1842. Foi a Praça do Rossio, a primeira a ser decorada com esta calçada.
Podemos encontrar calçada portuguesa em todo o mundo, nomeadamente no Havai, Macau, India, Moçambique, Angola, Cabo-Verde, são Tomé, Timor, Inglaterra e Estados Unidos.
Aí está uma arte lindissima e tão pouco valorizada! Tanto quanto sei uma arte muito "deserta" de aprendizes.
ResponderEliminarOs Portugueses são únicos nesta arte eu já viagei um pouco e posso-vos dizer que fico sempre muito vaidosa quando aposso apreciar dentro e fora do Paìs.E já agora uma graça.
ResponderEliminarSabem porque é que o calceteiro é comparado ao médico? porque ambos tapam os erros com terra.
A chamada "calçada portuguesa", conforme a conhecemos, em calcário branco e negro, foi empregada pela primeira vez em Lisboa no ano de 1842, por presidiários, então chamados "grilhetas". É uma arte lindissima e de grande efeite artistico. Bom trabalho Maria Fernanda!
ResponderEliminarA colega Fernanda presenteou-nos com uma excelente informação sobre uma arte tão bonita. Esta arte tão genuinamente portuguesa deveria ser preservada e ter mais apoios.
ResponderEliminarActualmente, só vejo nas ruas alguns emigrantes a executar trabalhos de restauro nos passeios.
É um trabalho duro, mal pago e pouco valorizado.
Talvez, por isso, os portugueses a estejam a abandonar. É pena!...
A Fernanda colocou um tema fabuloso e que dá pano para mangas!
ResponderEliminarÉ o CALCETEIRO, que executa a obra na rua, por isso merece uma homenagem na rua também. Ele coloca a Arte a nossos pés. As pedras mais usadas são o calcário de cor clara e o basalto de cor escura, podendo ser outras e com outras cores.
Adoro ver e apreciar a calçada portuguesa, cheia de padrões, de frisos e de simetrias que são estudadas por muitos matemáticos, por muitos apreciadores de arte em geral; é património que devemos anunciar aos mais novos, pois vamos por uma rua de Lisboa e é só olhar e querer ver!
Ao pesquisar " IMAGENS COM TEXTO: CALÇADA PORTUGUESA vi muitos desses motivos, um maná de imagens! …
Aliás há bem pouco tempo passou no noticiário, o caso de pedreiras de calçada portuguesa estarem em vias de encerrar visto os municipios não estarem a adquirir pedra da calçada portuguesa. O que realemnet é uma pena, para além de ser uma arte maravilhosa é nossa.....
ResponderEliminarE quando adquirem fazem-nos aos empreiteiros errados.Basta ver na Costa os problemas que existem nas calçadas recentemente feitas ao abrigo do programa Polis.Foram trabalhadores emigrados que as fizeram,até aí tudo bem,só que não foram enquadrados por quem conhecesse da arte.
ResponderEliminar