Território
- Área de 71Km2.
- Localiza-se na margem esquerda do rio Tejo, fazendo fronteira com o concelho do Seixal a Este e com o concelho de Sesimbra a Sul. A Oeste o concelho de Almada é rodeado pelo Oceano Atlântico. Pertence ao distrito de Setúbal e à Área Metropolitana de Lisboa.
- 76% da população activa está empregada no sector terciário, reflectindo a evolução deste sector de actividade nos últimos anos, em detrimento dos sectores industrial e agrícola. - 160 825 habitantes (Censos 2001).
Proximidade com o mar e o rio
- 35 km contínuos de relação com a água, numa costa banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Rio Tejo, maioritariamente abrangidos por projectos de requalificação.
Espaços Verdes
- 17 parques e jardins públicos.
- 1570 hectares de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica.
- 24,2% do território corresponde a área florestal, do qual destacam a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica e a Mata do Medos.
Espaços de Cultura
- 40 mil espectadores/ano no Teatro Municipal.
-Manutenção de 150 hectares de áreas verdes (Ano 2007)
-35 mil títulos disponíveis na Biblioteca Municipal do Fórum Romeu (livros, publicações periódicas, DVD’s, CD- ROM’s, CD’s e vídeos).
- 5 mil utentes/dia nas infra-estruturas desportivas municipais.
- Complexo Municipal dos Desportos com quatro campos de ténis, três ginásios, dois espaços para squash, uma piscina, dois tanques, health club e dois auditórios, 35 modalidades disponíveis, capacidade para 4200 espectadores.
Grande entrada dos novos administradores.Parabens.
ResponderEliminarEsta apresentaçao é bastante ilucidativa das potencialidades de Almada. A poucos minutos da capital é uma cidade onde se gosta de viver!
ResponderEliminarCurioso,vivo com caracter de permanência há 25 anos na Costa da Caparica,e de férias e fins de semana desde sempre,mas foi preciso começar a frequentar a Usalma, no último ano lectivo,para me começar a aperceber melhor de Almada: da sua qualidade urbana e da sua intensa e variada vida cultural,desportiva,académica e social .Grato por este Blog me estar a ajudar nesse percurso
ResponderEliminarAlmada é uma cidade com "alma" cheia de potencialidades, onde se gosta de viver. Nos últimos trinta anos evoluiu muito, tendo sido criadas muitas infra-estruturas em todas as áreas (cultural,social,académica,desportiva...) que melhoraram a qualidade de vida dos seus habitantes.
ResponderEliminarCom uma enorme extensão de praias da Costa tão bonitas e uma gastronomia tão diversificada,acho que a nível turístico esta região do país continua sub aproveitada.
As entidades locais deveriam melhorar as condições da Costa e promover mais o seu turismo para estrangeiros.
Sendo natural de Almada e vivendo no concelho desde sempre, concordo em absoluto com os colegas ao dizerem, que nos últimos trinta anos se deu uma grande evolução a todos os níveis, inclusivé no plano rodoviário.
ResponderEliminarNo entanto, muito haverá ainda a fazer!
E lembro a cidade da Costa de Caparica. Causa-me uma tristeza profunda, cada vez que vou passear à Costa e deparo com as ruas conspurcadas de lixo, casas antigas abandonadas, esvendradas, a caírem aos pedaços, que mais não servem, senão para "habitação" de ratos e baratas.
Um dos trunfos que nos restava para tirar o País deste "buraco", era o Turismo.
Mas, afinal não o aproveitamos!
A Costa tem condições para ter um Turismo de qualidade, com a grande extensão de praias.
É preciso fazer MAIS pela Costa de Caparica!
Já agora o metro de superfície a chegar até cá a baixo.O programa Polis tem andado devagar,mas o vandalismo sobre as suas infrestruturas tem sido mais rápido;é uma questão de educação.Vivo cá,gosto,principalmente pelo mar,mas a urbe não tem número de habitantes permanentes para merecer a qualificação de cidade.Aliás o seu baixo número de habitantes,logo de eleitores,tira-lhe o interesse político.Quanto ao resto:enche-se aos fins de semana de Julho e Agosto,as praias,de população dos concelhos de Lisboa,Almada e Seixal.Mais de metade do parque imobiliário está desabitado e como foi muito bem referido, degradado.Logo à entrada da Costa,na IC20,há uma favela.Os imigrantes tem direito a viverem melhor.Não acredito que se possa requalificar para turismo de qualidade,mas que seja cuidada para viver cá mais população e usufruida pelos habitantes dos concelhos vizinhos já seria uma significativa mais valia.Obrigado por denunciar o estado a que deixámos chegar esta terra.Aliás desde a abertura do forum e de outras infraestruturas comerciais circundantes, que o comércio da Costa já era,em parte por culpa própria,nunca teve o conceito de cliente mas sim de banhista,logo dois meses têm de pagar doze,e durante o resto do ano mantêm os preços elevados:consigo comprar mais barato na Lidl do Pragal que no Minipreço da Costa,se grandes cadeias de retalho fazem diferenciação,vejam os comerciantes individuais.Enfim desculpem-me o desabafo,mas quem vive cá em permanência ainda sente mais as falhas.
ResponderEliminar