terça-feira, 12 de abril de 2011

YURI GAGARIN - 50 anos...

Comemora-se hoje os 50 anos da épica viagem de Yuri Gagarin ao espaço.
O que terá visto o primeiro ser humano na órbita da terra?

Durante os cerca de 108 minutos de voo, Gagarin descreveu como pôde o que observou a partir da sua cápsula espacial, mas não registou qualquer vídeo da sua jornada. Apenas constatou que a Terra era azul...
Gagarin de nacionalidade russa, nasceu em Março de 1934 e morreu em Março de 1968. Apenas com 34 anos,  foi vítima de um acidente aéreo num voo de rotina.

Em vários cantos do Mundo, íncluindo Lisboa, celebra-se o "Yuri's Night".
O "Yuri's Night Lisboa" inclui uma exposição no Instituto  Superior Técnico e a estreia mundial do filme "FRIST ORBIT", que reconstitui a viagem de Yuri Gagarin e foi realizado com imagens obtidas a bordo da Estação Espacial Internacional.

10 comentários:

  1. E eu já faço parte dessa era da visita ao espaço!
    Lembro-me muito bem de ter assistido pela TV!Foi espetacular!!!! Gostei e ainda bem que faço parte dessa geração!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Bravo Fernanda,como sempre uma intervenção oportuna e interessante.Sou desse tempo, mas após o evento do astronauta russo, os americanos fizeram tanta propaganda dos seus, que fizeram esquecer de quem foram os primeiros no espaço.Creio que antes deste houve um outro só com uma cadelinha?Posteriormente os americanos utilizaram um chimpanzé?Estarei a recordar certo?

    ResponderEliminar
  3. A Laika tornou-se o primeiro ser vivo a viajar no espaço. A viagem foi a bordo do satélite soviético Sputnik 2 em 1957. Em 12 de abril de 1961, aos 27 anos de idade, Iuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, a bordo da nave Vostok 1, na qual deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta e proferiu a famosa frase “A Terra é azul”. Esteve em órbita durante 108 minutos.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, já sabemos da cadelinha.Nessa altura não havia ainda telrvisão em Portugal.
    Houve mesmo um chimpanzé como resposta americana ou é delírio meu?

    ResponderEliminar
  5. É verdade, que pertencemos a essa geração. Para mim só é pena,que os benefícios não sejam compativeis com o dinheiro que se gasta,e não só... com toda a poluição.Será que eu sou do contra?.

    ResponderEliminar
  6. Não, não é delírio. Houve mesmo um chimpanzé norte-americano, chamado HAM, de 4 anos de idade, lançado a bordo de uma cápsula a partir do Cabo Canaveral, a 31 de Janeiro de 1961.
    Foi batizado com as iniciais do "Holloman Aerospace Medical" Center, no Novo México.
    O voo exigiu que Ham manipulasse alavancas de controlo em troca de paletes de bananas, o que ele conseguiu, apesar de ter sido um voo desgastante.
    HAM reformou-se das suas obrigações a 2 de Abril de 1963, no National Zoological Park de Washington.
    Durante alguns anos, mais animais foram lançados no espaço...

    ResponderEliminar
  7. Obrigado.Afinal existiu mesmo o chimpanzé.Agora que o descreveu com os pormenores das alavancas e das bananas, recordo-me do ver na RTP:canal único, a preto e branco, e com horário reduzido
    Felicitações pela alteração do fundo;é mais condizente com o tema da conquista do espaço.

    ResponderEliminar
  8. Há 50 anos o homem descobriu que a Terra é azul vista do espaço sideral. Inaugurou-se uma nova era com o avanço da Ciência e da Tecnologia.
    O homem pisou a Lua, construiu satélites e inventou os mísseis.
    Hoje constatamos que o nosso Planeta está ameaçado, tanto pela emissão de CO2 como pela extinção de recursos naturais.
    Yuri Gagarin poderia hoje, em nova volta à Terra, constatar que o azul está perdendo a cor ...
    O grande desafio que está lançado ao ser humano, no século XXI, é dar uma resposta adequada a essas ameaças, permitindo a sustentabilidade da Vida na Terra, para que as gerações vindouras sintam orgulho dos seus antepassados.

    ResponderEliminar
  9. Felicitações. Inteligente ligação entre a conquista espacial do século passado e o paradigma ambiental, inadiável, deste século.

    ResponderEliminar
  10. Estava-se no período da Guerra Fria, final da Segunda Guerra Mundial (1945) até à extinção da União Soviética (1991), entre as duas superpotências da altura.

    Com o seu feito, no dia 12 de Abril de 1961 o astronauta soviético Yuri Gagarin virou um mito, um herói, ao tornar-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, entrar em órbita e completar uma volta completa ao redor do nosso planeta, quando tinha 27 anos. Foi considerado um Herói da União Soviética e recebido como tal em todo o Mundo. No Brasil foi condecorado pelo presidente Jânio Quadros com a Ordem do Cruzeiro do Sul. Continua a ser celebrado o seu feito, agora que assinala 50 anos; mas o Yuri já cá não está para ver, pois faleceu com 34 anos de idade. É-lhe atribuída esta linda frase:

    “Circulando ao redor da terra em minha nave espacial eu notei quanto é bonito nosso planeta. Pessoas do mundo, cuidem dele e façam ele permanecer bonito, não o destruam.”
    - Yuri Gagarin

    ResponderEliminar