A salsa é uma das ervas aromáticas mais conhecida e usada e que os chefes de cozinha não dispensam. Acompanha bem pratos de ovos, peixe, lentilhas, arroz, tomate e a maioria dos legumes. Para além do excelente tempero que proporciona, também é uma erva benéfica para a saúde pois é rica em vitaminas e minerais.
Coentros
Os coentros são uma erva complexa em termos de aroma e sabor, dividindo opiniões: há os que o adoram e os que o detestam.
As folhas de coentro são excelentes para temperar pratos de legumes, sopas, arroz (de marisco ou peixe), massas, molhos, assim como a saladas e aves. Devem ser sempre adicionadas no final da cozedura para assim aromatizarem melhor os pratos.
Quanto às suas sementes, possuem um sabor intenso que pode ser explorado em pratos de caril e tomate.
Oregãos
Erva por excelência para temperar tomate, mas o seu sabor forte resulta muito bem nos grelhados, recheios, marinadas, guisados, pizzas, saladas e receitas de ovos e queijos.
São excelentes para aromatizar azeite ou vinagre.
Secos conservam o seu aroma e sabor cerca de um ano, quando guardados em recipientes hermeticamente fechados.
Hortelã
Hortelã-verde e hortelã-pimenta são as duas espécies desta erva aromática. As suas folhas frescas ou secas e a flor podem ser utilizadas para guarnições e saladas.
Enquanto tempero, a hortelã é refrescante, quente e doce ao mesmo tempo, características que a tornam muito apreciada. É uma mais valia em várias sobremesas, incluindo gelados e bolos de chocolate mas revela-se especialmente
Enquanto tempero, a hortelã é refrescante, quente e doce ao mesmo tempo, características que a tornam muito apreciada. É uma mais valia em várias sobremesas, incluindo gelados e bolos de chocolate mas revela-se especialmente
saborosa em pratos de frango, porco, vitela e com o tradicional cordeiro de Páscoa.

Louro
É talvez a erva aromática mais utilizada na gastronomia portuguesa. A sua utilização é recomendada em estufados, sopas e molhos diversos. As suas folhas podem ser utilizadas frescas ou secas e conjugam bem com marinadas, carnes de vaca, porco, frango, caça e carneiro e também com peixe, lentilhas, arroz e tomate.
Manjericão
Esta erva tem uma aplicação quase universal podendo ser misturada com quase todas as receitas, sobretudo as que utilizam o tomate. As folhas frescas do manjericão ficam muito bem nas saladas de tomate às rodelas.
Pode ser usada em massas, marinadas, guisados, pratos de frango, recheios e vários molhos.
![]() |
Poejo |
Poejo
O poejo é usado principalmente em pratos de peixe. A sopa de peixe de rio temperada com poejo fica com um sabor muito agradável. Também pode ser utilizado em peixe assado ou grelhado. Na açorda alentejana substitui
os coentros.
A sua utilização passa igualmente pelo perfumoso licor de poejo.
Manjerona
As folhas e flores da manjerona são aproveitadas para condimentar alimentos devido ao seu perfume intenso mas delicado e ao sabor adocicado e picante. As folhas frescas têm sabor mais suave e as secas têm sabor mais picante. A manjerona é utilizada para temperar saladas, massas, molhos, carnes em geral, sopas e doces. É óptima para aromatizar bebidas, churrascos, empadas e molhos com manteiga.
Segurelha
Era um dos condimentos mais fortes que havia na Europa antes da chegada das especiarias. O seu travo apimentado é mais subtil na segurelha de folhas mais . É uma erva adequada a pratos de carne de cozedura lenta e é associada ao feijão, mas também pode ser usada em favas e outras leguminosas, couves, legumes de raiz e cebolas. Combina bem com feijão, couve, queijo, ovos, peixe, leguminosas e tomate.
Alecrim
O alecrim é um óptimo condimento para assados de carne.
Esta erva é usada para temperar por exemplo, marinadas de coelho, carne de porco e grelhados ao ar livre. Também serve para dar algum aroma à água de cozer o arroz ou as massas.
Esta erva é usada para temperar por exemplo, marinadas de coelho, carne de porco e grelhados ao ar livre. Também serve para dar algum aroma à água de cozer o arroz ou as massas.
Aipo
São muitas as variedades de aipo, podendo utilizar-se as folhas, os caules e também as sementes para confeccionar pratos. O mais comum, o aipo-verde, assemelha-se à salsa mas com uma cor mais escura e uma textura mais lustrosa. O seu aroma herbáceo e o paladar picante e amargo combinam bem com carne de frango, peixe e também com tofu (queijo de soja), couve, tomate, pepino, batatas e arroz.
Tomilho
Existem diversas espécies de tomilho, cada uma com a sua aplicação. Esta erva pode ser usada em marinadas, recheios, molhos e sopas, embora de uma forma moderada, já que possui um cheiro muito intenso. Combina bem com pratos que são cozinhados lentamente em vinho, como por exemplo aves, mariscos e caça. Pode adicionar-se ao frango, peixe, hortaliças quentes e em saladas de frutos.
O seu aroma adocicado e o paladar fresco conjugam-se muito bem com marisco, peixe e carnes de porco e de pato mas também com feijão, beterraba, couve, pepino, lentilhas e tomate. As sementes desta erva são um excelente tempero quando aplicadas em molhos, pratos de peixe, marisco e pão. Os seus rebentos ficam muito bem em saladas de Inverno. O bolbo desta erva pode ser combinado com pratos de peixe e mariscos, devido ao seu sabor delicado a anis.
São mesmo uns queridos olha que coisa útil, eu adoro ervas aromáticas, não são para utilizar em comida, bem como dão um cheirinho muito gostoso em casa.
ResponderEliminar